top of page

 EPHÁ organização independente que busca ampliar e aquecer as redes de debates e contribuições entre ensino e pesquisa em História da África.

Projeto idealizado por Moisés Corrêa e Núbia Aguilar.

Contamos com a colaboração e apoio do grupo de pesquisa "Caliban - Experiências coloniais comparadas", coordenado pelo Professor Felipe Paiva (UFF).

Divulgação ciclo de palestras_EPHA.jpg
Início: Bem-vindo
Untitled-1 copy_edited.jpg

Últimas notícias

Chamada para dossiê: Dossiê: Ensino e Pesquisa de África na Contemporaneidade Dado(s) de África(s) – Vol. 04, N. 08, 2023.  

Início: Atualidades

Convidados confirmados:

Anderson Oliva (Unb) - 15/05 às 10h

https://www.youtube.com/watch?v=cQ6m_30QA4s 

Rita Chaves (USP) - 01/06 às 15h

https://www.youtube.com/watch?v=KS53W7smi1Y

Início: Citação

Entre em contato

Organização:

Felipe Paiva: 

Doutor em História Social, professor de História da África junto ao Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor de livros e artigos a respeito da luta anticolonial africana.

Moisés Corrêa: 

Doutorando do PPGHIS/UFRJ

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Mestrado em História pela mesma instituição (2018). Doutorando em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa orientada pela professora Monica Lima e Souza acerca do forte de Ajudá (Uidá) e as dinâmicas sócio políticas na região entre 1866-1884. Atuou como professor substituto na Faculdade de Educação da UFJF (2019) e desempenha atividades como professor na rede pública de Ensino. Também organiza e leciona formações de professores para o ensino e aprendizagem em História da África e cultura afro-brasileira.

Núbia Aguilar:

Doutoranda do Programa Pós-Graduação - História Social USP

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (2016). Mestre Pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019). Desenvolve pesquisa sobre História da África do Sul, com ênfase em resistências da população negra ao apartheid.

Início: Contato
bottom of page